CAPÍTULO 01 - DEUS
A EXISTÊNCIA DE DEUS
A evidência de que Deus existe é encontrada por toda Escritura. A Bíblia em toda parte presume que Deus existe, começando no primeiro versículo de Gênesis, " No princípio criou Deus os céus e a terra." A natureza eterna de Deus assim como sua divindade "tem sido vistas claramente" desde a criação do mundo (Rm 1.20), cada elemento da criação evidencia o caráter de Deus.
Além da evidência vista na existência dos seres humanos, há a evidência da natureza. "Os céus declaram a glória de Deus." (Sl 19. 1,2).
As evidências todas podem ser vistas como provas válidas da existência de Deus, embora algumas pessoas a rejeitem, não significa que seja inválida em si mesma.
O Ser de Deus não admite nenhuma definição científica. Porque para darmos uma definição lógica de Deus teríamos que começar fazendo uma pesquisa de algum conceito superior, debaixo do qual Deus pudesse ser coordenado com outros conceitos. Uma definição genético-sintética não se pode dar de Deus, visto que Deus não é um dentre várias espécies de deuses, que pudesse ser classificado sob um gênero único. No máximo, só é possível uma definição analítico-descritiva. e mesmo uma definição dessas não pode ser completa, mas apenas parcial.
a Bíblia nunca opera com um conceito abstrato de Deus, mas sempre o descreve como o Deus vivente, que entra em várias relações com as Suas criaturas, relações que indicam vários atributos diferentes, lemos Deus personificado como Sabedoria (Provérbios 8.14). a bíblia fala da natureza de Deus (2 Pedro 1.4), em João 4.24 vemos a indicação da essência de Deus. O Ser de Deus pode é caracterizado por profundidade, plenitude, variedade, e uma glória que excede nossa compreensão, e a Bílbia apresenta isso como um todo glorioso e harmonioso, sem nenhuma contradição inerente.
"A BÍBLIA NÃO TENTA DEMONSTRAR A EXISTÊNCIA DE DEUS, PORQUE EM TODAS AS PARTES DA BÍBLIA SUBENTENDE-SE A SUA EXISTÊNCIA. PARECE NÃO HAVER NENHUMA PASSAGEM DO ANTIGO TESTAMENTO QUE REPRESENTE OS HOMENS PROCURANDO CONHECER A EXISTÊNCIA DE DEUS POR MEIO DA NATUREZA OU PELOS EVENTOS DA PROVIDÊNCIA, EMBORA HAJA ALGUMAS PASSAGENS QUE IMPLIQUEM QUE AS IDÉIAS FALSAS SOBRE A NATUREZA DE DEUS PODEM SER CORRIGIDAS PELO ESTUDO DA NATUREZA E DA VIDA...O ANTIGO TESTAMENTO COGITA TÃO POUCO DA POSSIBILIDADE DE CONHECER A DEUS QUANTO COGITA DE PROVAR A SUA EXISTÊNCIA. pOR QUE OS HOMENS ARGUMENTARIAM SOBRE O CONHECIMENTO DE DEUS QUANDO JÁ ESTAVAM PERSUADIDOS DE QUE O CONHECIAM, CÔNSCIOS DE ESTAREM EM COMUNHÃO COM ELE, ESTANDO SEUS PENSAMENTOS CHEIOS E ILUMINADOS POR ELE, SABENDO QUE SEU ESPÍRITO NELES MOVIA, E GUIAVA-OS EM TODA A SUA HISTÓRIA?
A IDÉIA DE QUE O HOMEM CHEGA AO CONHECIMENTO OU À COMUNHÃO COM DEUS POR MEIO DE SEUS PRÓPRIOS ESFORÇOS É TOTALMENTE ESTRANHA AO ANTIGO TESTAMENTO. DEUS FALA; ELE APARECE; O HOMEM OUVE E VÊ. DEUS APROXIMA-SE DOS HOMENS; ESTABELECE UM CONCERTO OU RELAÇÃO ESPECIAL COM ELES; E DÁ-LHES MANDAMENTOS. ELES O RECEBEM QUANDO ELE SE APROXIMA: ACEITAM A SUA VONTADE E OBEDECEM AOS SEUS PRECEITOS. MOISÉS E OS PROFETAS EM PARTE ALGUMA SÃO REPRESENTADOS COMO PENSADORES REFLETINDO SOBRE O INVISÍVEL, FORMANDO CONCLUSÕES ACERCA DELE, OU ALCANÇANDO CONCEITOS ELEVADOS DA DIVINDADE. O INVISÍVEL MANIFESTA-SE-LHES, E ELES O CONHECEM." (DR. A.B. DAVIDSON)
Mas se as Escrituras não nos oferecem nenhuma demonstração racional da existência de Deus, por que vamos fazer essa tentativa? Pelas seguintes razões:
a-) Para convencer os que genuinamente buscam a Deus, isto é, pessoas cuja fé tem sido ofuscada por alguma dificuldade, e que dizem: "Eu quero crer em Deus; mostra-me que seja razoável crer nele"ou "Desafio-te a provar que Deus existe". a fé é questão moral e não intelectual. Se a pessoa não está disposta a aceitar, ela porá de lado todas e quaisquer evidências.
b-) Para fortalecer a fé daqueles que já crêem. Eles estudam as provas, não para crer, mas sim porque já crêem. Esta fé lhes é tão preciosa que aceitarão com alegria qualquer fato que as façam para aumentar ou enriquecer.
c-) Para poder enriquecer nosso conhecimento acerca da natureza de Deus
A evidência de que Deus existe é encontrada por toda Escritura. A Bíblia em toda parte presume que Deus existe, começando no primeiro versículo de Gênesis, " No princípio criou Deus os céus e a terra." A natureza eterna de Deus assim como sua divindade "tem sido vistas claramente" desde a criação do mundo (Rm 1.20), cada elemento da criação evidencia o caráter de Deus.
Além da evidência vista na existência dos seres humanos, há a evidência da natureza. "Os céus declaram a glória de Deus." (Sl 19. 1,2).
As evidências todas podem ser vistas como provas válidas da existência de Deus, embora algumas pessoas a rejeitem, não significa que seja inválida em si mesma.
O Ser de Deus não admite nenhuma definição científica. Porque para darmos uma definição lógica de Deus teríamos que começar fazendo uma pesquisa de algum conceito superior, debaixo do qual Deus pudesse ser coordenado com outros conceitos. Uma definição genético-sintética não se pode dar de Deus, visto que Deus não é um dentre várias espécies de deuses, que pudesse ser classificado sob um gênero único. No máximo, só é possível uma definição analítico-descritiva. e mesmo uma definição dessas não pode ser completa, mas apenas parcial.
a Bíblia nunca opera com um conceito abstrato de Deus, mas sempre o descreve como o Deus vivente, que entra em várias relações com as Suas criaturas, relações que indicam vários atributos diferentes, lemos Deus personificado como Sabedoria (Provérbios 8.14). a bíblia fala da natureza de Deus (2 Pedro 1.4), em João 4.24 vemos a indicação da essência de Deus. O Ser de Deus pode é caracterizado por profundidade, plenitude, variedade, e uma glória que excede nossa compreensão, e a Bílbia apresenta isso como um todo glorioso e harmonioso, sem nenhuma contradição inerente.
"A BÍBLIA NÃO TENTA DEMONSTRAR A EXISTÊNCIA DE DEUS, PORQUE EM TODAS AS PARTES DA BÍBLIA SUBENTENDE-SE A SUA EXISTÊNCIA. PARECE NÃO HAVER NENHUMA PASSAGEM DO ANTIGO TESTAMENTO QUE REPRESENTE OS HOMENS PROCURANDO CONHECER A EXISTÊNCIA DE DEUS POR MEIO DA NATUREZA OU PELOS EVENTOS DA PROVIDÊNCIA, EMBORA HAJA ALGUMAS PASSAGENS QUE IMPLIQUEM QUE AS IDÉIAS FALSAS SOBRE A NATUREZA DE DEUS PODEM SER CORRIGIDAS PELO ESTUDO DA NATUREZA E DA VIDA...O ANTIGO TESTAMENTO COGITA TÃO POUCO DA POSSIBILIDADE DE CONHECER A DEUS QUANTO COGITA DE PROVAR A SUA EXISTÊNCIA. pOR QUE OS HOMENS ARGUMENTARIAM SOBRE O CONHECIMENTO DE DEUS QUANDO JÁ ESTAVAM PERSUADIDOS DE QUE O CONHECIAM, CÔNSCIOS DE ESTAREM EM COMUNHÃO COM ELE, ESTANDO SEUS PENSAMENTOS CHEIOS E ILUMINADOS POR ELE, SABENDO QUE SEU ESPÍRITO NELES MOVIA, E GUIAVA-OS EM TODA A SUA HISTÓRIA?
A IDÉIA DE QUE O HOMEM CHEGA AO CONHECIMENTO OU À COMUNHÃO COM DEUS POR MEIO DE SEUS PRÓPRIOS ESFORÇOS É TOTALMENTE ESTRANHA AO ANTIGO TESTAMENTO. DEUS FALA; ELE APARECE; O HOMEM OUVE E VÊ. DEUS APROXIMA-SE DOS HOMENS; ESTABELECE UM CONCERTO OU RELAÇÃO ESPECIAL COM ELES; E DÁ-LHES MANDAMENTOS. ELES O RECEBEM QUANDO ELE SE APROXIMA: ACEITAM A SUA VONTADE E OBEDECEM AOS SEUS PRECEITOS. MOISÉS E OS PROFETAS EM PARTE ALGUMA SÃO REPRESENTADOS COMO PENSADORES REFLETINDO SOBRE O INVISÍVEL, FORMANDO CONCLUSÕES ACERCA DELE, OU ALCANÇANDO CONCEITOS ELEVADOS DA DIVINDADE. O INVISÍVEL MANIFESTA-SE-LHES, E ELES O CONHECEM." (DR. A.B. DAVIDSON)
Mas se as Escrituras não nos oferecem nenhuma demonstração racional da existência de Deus, por que vamos fazer essa tentativa? Pelas seguintes razões:
a-) Para convencer os que genuinamente buscam a Deus, isto é, pessoas cuja fé tem sido ofuscada por alguma dificuldade, e que dizem: "Eu quero crer em Deus; mostra-me que seja razoável crer nele"ou "Desafio-te a provar que Deus existe". a fé é questão moral e não intelectual. Se a pessoa não está disposta a aceitar, ela porá de lado todas e quaisquer evidências.
b-) Para fortalecer a fé daqueles que já crêem. Eles estudam as provas, não para crer, mas sim porque já crêem. Esta fé lhes é tão preciosa que aceitarão com alegria qualquer fato que as façam para aumentar ou enriquecer.
c-) Para poder enriquecer nosso conhecimento acerca da natureza de Deus
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